Login  Recuperar
Password
  22 de Setembro de 2019
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Facebook Siga a nossa página Google Plus Siga-nos no YouTube Siga-nos no Twitter Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Nazaré
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Associação de regantes dos campos agrícolas preocupada com manutenção do rio

A Câmara Municipal efetuou, no passado dia 9, uma visita à primeira fase das obras de modernização do sistema de rega dos campos agrícolas (cuja conclusão se aponta para junho), e ao rio Alcoa, recentemente limpo numa operação realizada pela Autarquia, a um troço de 6 kms até à Ponte das Barcas.

22-04-2019 | JL

A visita de trabalho fez-se a convite da Associação de Beneficiários que aproveitou a oportunidade para agradecer a intervenção de conservação, limpeza e desobstrução das linhas de água e dos terrenos confinantes com os Rios de Valado dos Frades (com a retirada de árvores, arbustos em leitos e margens de linhas de água), num investimento de 21.402,00 euros (IVA incluído); e para apresentar o levantamento de preocupações de problemas existentes, que impedem a chegada da água em quantidade e qualidade bem como a boa gestão daquele recurso em benefício de todos.
O rápido crescimento da vegetação ao longo das margens, as regras de utilização da água por todos os agricultores como fazem os 487 associados, e a necessidade de limpeza e manutenção do leito e margens do rio todos os anos foram algumas das preocupações apresentadas, e que deverão ser debatidas uma reunião alargada às Câmaras de Alcobaça e Nazaré, tutela e APA – Agência Portuguesa do Ambiente, segundo informou a Associação.
Os rios e o Perímetro hidroagrícola da Cela estão a ser alvo de diversas intervenções, que procuram o melhor aproveitamento do recurso e gestão da água, prevenção de catástrofes (inundações e destruição de bens), aumento da eficiência e melhoramento da competitividade do setor.
“Trata-se do nosso contributo para a melhoria das condições de produção. Mais uma vez, apoiamos os agricultores do concelho, através da limpeza de rios e facilitação do seu acesso a água de excelente qualidade dos rios do Valado, criando-lhes condições para a produção de produtos hortícolas e de frutas de grande qualidade”, declarou Walter Chicharro.
Já a modernização do sistema de rega, um investimento de 3,6 milhões de euros que deverá ficar concluído no verão de 2021, consiste na substituição dos canais, regadeiras e caixas de rega do atual sistema de distribuição de água (por gravidade) por uma rede de condutas enterradas para trabalhar em pressão. Seguir-se-á a instalação da estação elevatória e a recuperação dos açudes, e por último os caminhos (existentes e novos).
Trata-se de um investimento integralmente suportado por fundos comunitários, na sequência de uma candidatura ao Plano de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020, no segundo regadio construído em Portugal, há 80 anos.
Com uma área global de 454 hectares de terrenos agrícolas, dos concelhos da Nazaré e de Alcobaça, as parcelas existentes são propriedade de 487 agricultores filiados na Associação.
Desde as primeiras intervenções no local, vários terrenos agrícolas foram recuperados, estando cerca de 10% por utilizar, tendo-se registado o aumento da produção na área da fruticultura e manutenção dos campos de hortícolas, segundo dados avançados pela Associação.
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar

      Foz do Arelho - Aluger Apartamento T1, completamente equipado, perto da paia.
      Casa de Férias - Nazaré Casa T2, a 50m da praia, para férias no mês de Agosto.
      Albifeira - TimeShare Apartamento com vista para o mar em regime de timeshare.
      CLASSIFICADOS XTUDO.PT
      Turismo de Coruche

      [Titulo] [Titulo]

      [Inserir descrição]

      [Titulo] [Titulo]

      [Inserir descrição]

      [Titulo] [Titulo]

      [Inserir descrição]

      [Titulo] [Titulo]

      [Inserir descrição]