Login  Recuperar
Password
  19 de Abril de 2021
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Facebook Siga a nossa página Google Plus Siga-nos no YouTube Siga-nos no Twitter Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Sociedade
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Barca Mimosa está nas oficinas em processo de restauro

A embarcação “Mimosa", que integra a exposição de Embarcações Tradicionais da praia da Nazaré, está em processo de restauro nas oficinas municipais, pelo calafate José Joaquim Constantino.

18-03-2021 | JL

Ao abrigo de um protocolo de colaboração celebrado em 1999 entre o Município da Nazaré e o Museu Dr. Joaquim Manso, as embarcações, que pertencem à coleção do Museu da Nazaré, foram alvo de restauro e colocadas em exposição permanente no areal da praia.

Os barcos “Nossa Senhora dos Aflitos”, “Mimosa”, “Perdido”, “Vagos”, “Ilda”, “Três Irmãos Leais” e “Sol da Vida” são ícones representativos da identidade e da história do concelho, associada ao mar, que necessitam de ações de restauro permanente.

A intervenção atualmente em curso realiza-se no âmbito deste acordo de colaboração bem como do projeto do Município da Nazaré “Embarcações Tradicionais – Uma Representação da Identidade Nazarena”, que, entre outros aspetos, prevê a sua recuperação por um técnico carpinteiro naval, sob orientação do Gabinete de Apoio às Ações de Conservação e Restauro (Museu dr. Joaquim Manso).

Após as ações de restauro, que têm vindo a ser feitas com a regularidade necessária à conservação dos elementos, o património é devolvido à exposição ao ar livre, para onde são transportadas com os cuidados indispensáveis de segurança.

A valorização e divulgação das embarcações tradicionais da Nazaré são o objetivo desta colaboração que se transformou numa mostra permanente no local natural das peças museológicas, um elemento diferenciador da cultura local.
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar

      Foz do Arelho - Aluger Apartamento T1, completamente equipado, perto da paia.
      Casa de Férias - Nazaré Casa T2, a 50m da praia, para férias no mês de Agosto.
      Albifeira - TimeShare Apartamento com vista para o mar em regime de timeshare.
      CLASSIFICADOS XTUDO.PT
      Turismo de Coruche

      [Titulo] [Titulo]

      [Inserir descrição]

      [Titulo] [Titulo]

      [Inserir descrição]

      [Titulo] [Titulo]

      [Inserir descrição]

      [Titulo] [Titulo]

      [Inserir descrição]