Login  Recuperar
Password
  27 de Março de 2019
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Facebook Siga a nossa página Google Plus Siga-nos no YouTube Siga-nos no Twitter Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Educação
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Programa de literacia do mar implementado nas escolas da Nazaré até ao final do ano

O programa de literacia do mar, lançado no passado mês de janeiro, em Mafra, para alunos do primeiro ciclo, vai ser alargado ao concelho da Nazaré e concretiza a flexibilidade curricular e o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória pedidos às escolas, disse o Secretário de Estado da Educação.

26-02-2019 | JL

“Este programa é uma oportunidade e é um exemplo de operacionalização do Perfil do aluno e da flexibilidade curricular”, afirmou João Costa na apresentação do programa lançado pela Fundação Oceano Azul, Oceanário de Lisboa e Direção-Geral da Educação.
Para o governante, o programa vai ao encontro do desafio que se coloca hoje aos sistemas educativos, o de “trabalhar conteúdos de forma diferente” para formar as gerações futuras e “responde à pergunta para que serve a escola”.
João Costa defendeu que o programa permite aos alunos desenvolver “competências que os capacitam para uma cidadania informada e assente em conhecimento”.
O programa-piloto ‘Educar para a Geração Azul’ pretende “transformar as próximas gerações de portugueses em cidadãos mais comprometidos com a sustentabilidade e com a conservação do oceano”, alertando as crianças para os impactos negativos da exploração dos recursos marinhos e das alterações climáticas nos oceanos.
“Não conheço um curso com uma oferta tão completa na Europa como este de como proteger este valor ambiental”, sublinhou Tiago Brito e Cunha, CEO da Fundação Oceano Azul, segundo o qual o programa “vai explicar a dependência que as nossas sociedades têm do mar e isso vai fazer das crianças cidadãos mais conscientes”.
O programa arrancou com ações de formação dirigidas aos professores das escolas de Mafra, que vão ser estender-se também aos de Cascais.
O programa vai ser alargado aos concelhos de Peniche, Nazaré e Portalegre até ao final do ano e, mais tarde, ao resto do país, consoante a adesão dos municípios.
O programa envolve 3.650 alunos, duas centenas de professores e duas dezenas de escolas de Mafra, mas vai chegar nesta primeira fase a um total de 15.440 crianças e quase mil professores ao ser alargado aos concelhos que já aderiram.
Além da formação inicial dos professores, é distribuído pelos docentes um manual sobre o oceano no contexto do currículo escolar do primeiro ciclo, alertando para a importância estratégica que o mar tem para os países costeiros e para Portugal.
No manual, são abordadas oito áreas do conhecimento sobre o oceano - literatura, ecologia, direito, estratégia, economia, história, física e química - o que permite trabalhar na sala de aula conteúdos das disciplinas de Português, Matemática, Estudo do Meio e áreas associadas às competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória em Portugal.
O oceano é explicado aos alunos através de atividades práticas e lúdico–pedagógicas, incentivando trabalhos de campo nas zonas costeiras e indo ao encontro das novas tendências da educação, que privilegiam o ensino de temas transversais, através de experiências dentro e fora da sala de aula.
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar

      Foz do Arelho - Aluger Apartamento T1, completamente equipado, perto da paia.
      Casa de Férias - Nazaré Casa T2, a 50m da praia, para férias no mês de Agosto.
      Albifeira - TimeShare Apartamento com vista para o mar em regime de timeshare.
      CLASSIFICADOS XTUDO.PT
      Turismo de Coruche

      [Titulo] [Titulo]

      [Inserir descrição]

      [Titulo] [Titulo]

      [Inserir descrição]

      [Titulo] [Titulo]

      [Inserir descrição]

      [Titulo] [Titulo]

      [Inserir descrição]