Login  Recuperar
Password
  19 de Agosto de 2017
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Facebook Siga a nossa página Google Plus Siga-nos no YouTube Siga-nos no Twitter Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Nazaré
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Marinha efetua manutenção de Boias Oceanográfica de Multiparâmetro no canhão da Nazaré

Uma equipa especializada do Instituto Hidrográfico realizou durante a passada semana operações para colocar a boia multiparamétrica “CSA 88/2” próximo da cabeceira do Canhão da Nazaré e para retirar a boia “CSA 88/1”, localizada a noroeste das Berlengas, para manutenção.

14-07-2017 | JL

As boias multiparâmetro são plataformas inovadoras e versáteis que fazem parte do sistema de monitorização da ZEE Portuguesa (MONIZEE), o qual integra um conjunto de redes operacionais de monitorização que permitem a medição de um leque diversificado de parâmetros oceanográficos em tempo real, quer à superfície do mar ou ao longo da coluna de água, e parâmetros meteorológicos na camada limite atmosférica.
Após uma fase inicial dedicada à implementação das redes de monitorização do nível do mar ao longo da costa (rede de estações maregráficas costeiras) e de monitorização da agitação marítima ao largo (rede de bóias ondógrafo), a primeira década do século XXI marcou a transição para novas tecnologias de monitorização marinha, quer com a instalação de uma rede de bóias multiparamétricas ao largo da costa – sistemas capazes de medir um leque diversificado de parâmetros oceanográficos, quer à superfície do mar como na coluna de água abaixo da superfície, e parâmetros meteorológicos na camada limite atmosférica, quer com a instalação de estações costeiras de radares na banda High Frequency, sistemas estes capazes de monitorizar a corrente de superfície numa vasta área do oceano costeiro.
As observações continuadas dos parâmetros relevantes, em localizações fixas ao largo da costa ou cobrindo uma área geográfica de interesse e estendendo-se da superfície até ao fundo, são essenciais para identificar e caracterizar os processos físicos ou biogeoquímicos presentes no oceano aberto e nas regiões costeiras, pondo em evidência regimes dominantes, eventos episódicos ou a existência de tendências e ciclos de longa duração que possam ser associados a variações globais de longo período.
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar

      Foz do Arelho - Aluger Apartamento T1, completamente equipado, perto da paia.
      Casa de Férias - Nazaré Casa T2, a 50m da praia, para férias no mês de Agosto.
      Albifeira - TimeShare Apartamento com vista para o mar em regime de timeshare.
      CLASSIFICADOS XTUDO.PT
      Turismo de Coruche

      [Titulo] [Titulo]

      [Inserir descrição]

      [Titulo] [Titulo]

      [Inserir descrição]

      [Titulo] [Titulo]

      [Inserir descrição]

      [Titulo] [Titulo]

      [Inserir descrição]