Login  Recuperar
Password
  17 de Agosto de 2019
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Facebook Siga a nossa página Google Plus Siga-nos no YouTube Siga-nos no Twitter Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Alcobaça
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Pomares de Maça de Alcobaça entram em floração e proporcionam espetáculo extraordinário na natureza.

São mais de 3 milhões de macieiras e mais de 3 biliões de flores que são visitadas pelas abelhas nas próximas 2 semanas.

22-04-2019 | Paulo Alexandre

Tal fenómeno garante a sobrevivência de milhares de abelhas e outros insetos carnívoros úteis (sirfideos e outros) e graças a estes fenómenos proporciona-se alimento "maçã" para cerca de 25% dos portugueses.
Estamos na Primavera, e os pomares de Maça de Alcobaça iniciaram o seu ciclo produtivo com a floração, esta estação do ano marca assim o início do ciclo da macieira.
Este momento só é possível porque as plantas prepararam-se desde o inverno passando por várias fases magníficas de desenvolvimento, culminando num fenómeno denominado pela floração levando ao desabrochamento de biliões de flores.
É um verdadeiro espetáculo de beleza, de cor, de contrastes, de perfumes e de aromas primaveris, na forma de um megafestival de sedução proporcionado intencionalmente pelas macieiras.
Os pomares conseguem assim atrair em 2 semanas biliões de insetos polinizadores principalmente as abelhas.
Uma macieira pode produzir durante a floração entre 1000 a 10.000 flores e geralmente basta que 1 a 5% das flores sejam fecundadas para assegurar uma produção anual razoável.
A flor é a estrutura reprodutora das macieiras que nos leva ao maravilhoso mundo da polinização. A flor ao libertar aromas e perfumes atrai as abelhas, permitindo a sua sobrevivência, pois obtêm daqui o néctar que é uma secreção açucarada da planta que as alimenta. Pousando de flor em flor num movimento de grande intensidade durante vários dias, levando o pólen, estes insetos são os que permitem a polinização, a fecundação, e que garantem a continuidade do espetáculo da floração da macieira.
Por isso as abelhas são demasiado importantes para a humanidade, porque sem elas, para além de não existirem flores, não existiam alimentos, nem existia vida humana no planeta Terra.
Existem evidências científicas que provam que os frutos obtidos pela polinização cruzada (insetos), têm mais qualidade, melhor desenvolvimento e mais riqueza nutricional, formando-se assim a tão apreciada Maçã de Alcobaça IGP, que estará disponível ao consumidor em Agosto.
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar

      Foz do Arelho - Aluger Apartamento T1, completamente equipado, perto da paia.
      Casa de Férias - Nazaré Casa T2, a 50m da praia, para férias no mês de Agosto.
      Albifeira - TimeShare Apartamento com vista para o mar em regime de timeshare.
      CLASSIFICADOS XTUDO.PT
      Turismo de Coruche

      [Titulo] [Titulo]

      [Inserir descrição]

      [Titulo] [Titulo]

      [Inserir descrição]

      [Titulo] [Titulo]

      [Inserir descrição]

      [Titulo] [Titulo]

      [Inserir descrição]