Login  Recuperar
Password
  23 de Janeiro de 2019
Estão utilizadores online Existem actualmente entidades no directório

Pode fazer o registo (grátis) do seu mail pessoal/ profissional e ter acesso privado, password e serviços personalizados, nos sites e redes sociais dos jornais. Terá uma assinatura digital de Grupo (gratuita), mas personalizada. Pretende registar-se?

Registar-se com o seu email pessoal/ profissional

(aguarde 5)
Siga a nossa página Facebook Siga a nossa página Google Plus Siga-nos no YouTube Siga-nos no Twitter Dispositivos móveis Assine a edição impressa
Economia
Imprimir em PDF    Imprimir    Enviar por email   Diminuir fonte   Aumentar fonte

Vista Alegre reinventa a iluminação em porcelana e cristal

A Vista Alegre, que tem uma unidade de produção no Casal da Areia no concelho Alcobaça, acaba de lançar uma inovadora coleção de iluminação.

12-07-2018 | Paulo Alexandre

Com um leque de mais de duas dezenas propostas nos segmentos clássico e contemporâneo, entre candeeiros de mesa, de teto, ou lustres em cristal, na reinvenção da iluminação da Vista Alegre sobressai em E2H – Earth to Humanity, uma parceria entre a Vista Alegre e o visionário designer britânico Ross Lovegrove.
Conhecido por desafiar os limites da matéria e por colocar a tecnologia ao serviço do Homem, Ross Lovegrove deixou-se fascinar pelas possibilidades que a porcelana e a fábrica Vista Alegre lhe apresentavam.
Do encontro entre um designer visionário e uma empresa com quase duzentos anos de história que esteve sempre na vanguarda da inovação, nasceu E2H – Earth to Humanity, uma linha de quatro candeeiros, cujas formas puras e orgânicas sustêm um rendilhado cirúrgico de relevos que, em conjugação com um complexo jogo de luzes LED, que exigiu à marca centenária de porcelana um intenso trabalho de investigação e desenvolvimento, permitiu criar verdadeiras peças de arte moderna.
A linha E2H – Earth to Humanity by Ross Lovegrove é composta por três candeeiros em porcelana biscuit – HRYB, Nervi (em homenagem ao arquiteto Pier Luigi Nervi) e Urqino –, que se distinguem por um design orgânico com a linguagem muito própria do designer britânico. As peças apresentam-se como esculturas contemporâneas, mas transmutam-se surpreendentemente quando são ligadas – a porcelana biscuit, sedosa, mas opaca, revela uma explosão tridimensional de translucências ao ser iluminada pelos engenhosos LED desenvolvidos em exclusivo para a Vista Alegre.
Ommati, o candeeiro de cristal desenvolvido por Ross Lovegrove para a Vista Alegre, apresenta uma colmeia de relevos hábil e manualmente lapidado pelos artesãos da marca, produzindo um efeito caleidoscópico de luz assim que é ligado. “A experiência partilhada da pesquisa e descoberta com a Vista Alegre foi das mais gratificantes da minha carreira”, afirmou Ross Lovegrove sobre a sua colaboração com a Vista Alegre.
A aposta da marca portuguesa no novo segmento de iluminação contemporânea é também reforçada por Hemisfério, de Pablo Mateu Andújar. A translucidez de Hemisfério é acentuada pelo design inesperado, a exigência técnica dos relevos e a espetacular componente elétrica.
O designer alemão Mendel Heit, cujas anteriores criações para a Vista Alegre conquistaram algumas das mais importantes distinções internacionais de design (um Iconic Award 2018 e um German Design Award Nominee 2017, para as peças Midnight e um German Design Award Special 2018 para Precious), concebeu o candeeiro Multiply, unindo de forma fascinante a porcelana e o cristal, numa simbiose magistral da qual resulta um candeeiro que multiplica as possibilidades dos materiais, expandindo-se em reflexos intensos e inesperados.
Nesta sua nova coleção de iluminação, a Vista Alegre apresenta também uma linha clássica de candeeiros, reeditando algumas das suas criações carismáticas, como Coluna ou os elegantes lustres clássicos em cristal. A oferta de novos produtos que irão apelar a um público exigente e requintado, que privilegia uma abordagem mais tradicional, apresenta igualmente propostas concebidas por designers de renome. É o caso de Comtesse e Duchesse, candeeiros em cristal desenhados pelo designer francês Sam Baron, inteiramente lapidados à mão. Os candeeiros de teto Blooming, com um e três braços, são uma delicada criação da designer indonésia Carissa Santöso, no qual a sobriedade do branco combina com um gracioso desenho inspirado nas borlas de cortinados antigos.
Tags:
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar Login ou fazer o Registo (Grátis) para poder comentar esta notícia.
pub
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar

    Notícias Institucionais

    A carregar, por favor aguarde.
    A Carregar

      Foz do Arelho - Aluger Apartamento T1, completamente equipado, perto da paia.
      Casa de Férias - Nazaré Casa T2, a 50m da praia, para férias no mês de Agosto.
      Albifeira - TimeShare Apartamento com vista para o mar em regime de timeshare.
      CLASSIFICADOS XTUDO.PT
      Turismo de Coruche

      [Titulo] [Titulo]

      [Inserir descrição]

      [Titulo] [Titulo]

      [Inserir descrição]

      [Titulo] [Titulo]

      [Inserir descrição]

      [Titulo] [Titulo]

      [Inserir descrição]